Conheça 4 doenças que causam surdez

August 30, 2019

A perda auditiva está relacionada há vários fatores. É comum as pessoas acharem que a perda da audição está relacionada somente à perfuração do tímpano, exposição ao barulho intenso ou a pessoa nascer com a deficiência. Porém, existe uma série de doenças que também podem levar a essa condição, mas isso pode ser evitado. Conheça agora 5 doenças que causam a surdez.
 1- Diabetes: A perda auditiva é mais comum em pessoas com diabetes. Adultos com glicemia mais alta que o normal, têm uma taxa de 30% maior de perda auditiva se comparado aos que possuem glicemia normal. A explicação pode estar nos altos níveis de açúcar no sangue, que danificam os vasos sanguíneos da região dos ouvidos e causam surdez. 2- Hipertensão: A pressão alta tem um vínculo forte com a perda auditiva. Idosos com a pressão alta pode ter o processo de perda auditiva antecipado. A explicação está na contração dos vasos por onde circula o sangue. Além de ser uma doença silenciosa, é extremamente perigosa, podendo causar AVC e insuficiência cardíaca.  3- Tinittus: É um zumbido persistente que não tem relação com alterações psíquicas. Ele pode ser na cabeça, em um ou nos dois ouvidos. Ele pode ser passageiro, como nos casos em que a pessoa fica um longo tempo sob um som bem alto. O zumbido dura apenas algumas horas, é passageiro. Já no crônico, é como se o paciente ouvisse uma campainha, buzina, assobio ou algo do tipo por 24 horas diárias, o que gera um grande incômodo. A causa mais comum dessa doença é a exposição prolongada a ruídos fortes, mas ela também pode ser causada por drogas, estresse e lesões na cabeça. 4- Sarampo: O sarampo é caracterizado por febre alta, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas no corpo. No entanto, também pode provocar deficiência auditiva e problemas de visão. A doença, que é mais comum no inverno, é extremamente contagiosa. Por isso, é importante tomar a vacina como forma de prevenção.
Mantenha sua saúde sempre em dia com hábitos saudáveis. Faça consultas e procure a ajuda de um fonoaudiólogo nos primeiros sinais para o início do tratamento contra a perda auditiva.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

LIGUE 0800 100 1989

Todos os direitos reservados © 2017-2019