Outono e inverno: cuidado dobrado com o ouvido

March 26, 2018

Com a proximidade do clima mais ameno é preciso ficar em alerta!

 

Com a proximidade do clima mais ameno e frio, alguns problemas de saúde ficam mais frequentes. Entre essas patologias estão, irritações no nariz e ouvido e no caso das crianças, as inflamações são mais constantes.

No inverno é comum acontecer infecções no nível médio, atrás da membrana timpânica, por consequências das doenças que tem relação com o frio. A infecção de ouvido é mais comum em crianças, porque a tuba auditiva é menor e próxima da garganta.

Nos adultos, a tuba auditiva é maior e angulada, em crianças ela é pequena e reta, aumentando o risco de entrada de secreções que geram infecções. Na fase adulta, o crânio aumenta e a tuba adutiva também e assim o organismo vai criando mais defesas.

O nariz é ligado ao ouvido, por isso, com a chegada do tempo frio, a dor de ouvido é mais frequente por conta das doenças respiratórias. A exposição ao vento gera dor de ouvido, mas se não der febre a dor pode passar sem nenhum medicamento, o recomendado é aquecer a região. Se a dor insistir e vir acompanhada de febre o médico deve ser consultado.

A principal recomendação é aumentar os cuidados relacionados a resfriados, rinite, sinusite e outras infecções. Se você conseguir evitar esse tipo de problema vai estar diminuindo as chances de ter dor de ouvido.

Já no caso das crianças, é recomendado que as mães tomem muito cuidado na hora da amamentação, por conta que a tuba auditiva ser muito perto da garganta do bebê. É preciso esperar um tempo após a alimentação para evitar vômitos, por ser perto da garanta aumenta as chances da entrada de bactérias no ouvido.

Outra dica é evitar contato com pessoas que estejam doentes mas de adoecer é importante começar um tratamento logo no início. Evite também a exposição a pó, mofo e pelo de animais.  Uma das mais simples e principais recomendações é sempre se agasalhar e nunca deixar de cobrir os ouvidos, quando for sair no frio.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

LIGUE 0800 100 1989

Todos os direitos reservados © 2017-2019