Você sabe o que é audiometria?

February 23, 2018

 

A audiometria é um exame que avalia a capacidade da pessoa para ouvir e decifrar sons. A partir desse exame é possível detectar possíveis mudanças ou alterações auditivas, sendo assim, permite orientar o paciente sobre as formas preventivas e tratamentos adequados para cada tipo de perda auditiva.

O exame é feito por um fonoaudiólogo especializado em audiometria, pois esse, profissional vai diagnosticar qualquer problema e verificar qual o grau de perda. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos.

Quando fazer o exame?

Geralmente o exame é solicitado quando o paciente começa a suspeitar e ter sintomas de perda auditiva. Em alguns casos, pode ser a partir de um trauma, tímpano rompido ou até mesmo por uso excessivo de medicamentos diversos. É importantíssimo estar em alerta caso tenha perda auditiva na família. Outras situações também devem ser levadas em conta, como por exemplo, fatores psicológicos, odontológicos e emocionais.

Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria, BERA e Emissões Otoacústicas. Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e podem ser solicitados.

Conheça o exame de audiometria

O exame de audiometria é feito por um fonoaudiólogo. É um teste rápido, indolor, feito dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.

Tipos de audiometria

Existem dois tipos de audiometria a tonal e vocal. A tonal visa o tipo de perda auditiva, a vocal detecta a capacidade de decifrar a fala humana. Ambos casos, é usado um fone de ouvido para que o exame seja feito com sucesso. É necessário a participação ativa do paciente para a realização do exame.

O resultado é medido por decibéis e o teste pode diferenciar em uma escala entre 10 a 120 decibéis. Acompanhe:

O exame é realizado em aproximadamente 40 minutos em adultos;

Exige participação ativa do paciente;

Recomenda-se uma boa noite de sono e repouso acústico;

Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);

Informe ao fonoaudiólogo examinador: se há casos de perda auditiva na família, quais são os medicamentos que estão sendo tomados, com qual frequência visita.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

LIGUE 0800 100 1989

Todos os direitos reservados © 2017-2019